Brasileirão ou Copa Sudamericana? A necessária definição do Cruzeiro para 2024
O Cruzeiro iniciou a temporada de 2024 na disputa das competições do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Copa Sudamericana e Campeonato Brasileiro. Essa temporada seria uma das maiores em disputa de torneios na atual década e também da volta em disputa de competições internacionais, após ficar longe por 5 temporadas.
Logo na estreia da primeira competição nacional em disputa, o Cruzeiro sofreu com fortes chuvas e um estádio que não estava preparado para receber um jogo de futebol profissional, com muitos problemas de alagamento e do próprio gramado, sendo um risco gigantesco não só para o evento mas para todos os atletas envolvidos, pois o risco de alguma lesão grave logo no início da temporada, era bastante iminente. Talvez por causa desse problema e possuir o critério de vantagem por ser uma equipe de melhor colocação no ranking que o rival em disputa, a raposa abriu mão de buscar o resultado e deixou que o empate o classificasse para as fases seguintes. Mas o revés aconteceu e o Cruzeiro foi eliminado na primeira fase da competição ao qual detém o status de maior campeão. Se considerarmos o dia de hoje e todas as mudanças feitas após outros torneios, podemos pensar que o motivo não tenha sido esse, mas o treinador e o sistema defensivo do próprio clube, mas nunca saberemos. São hipóteses levantadas para justificar algo que não vai ter volta e que só dá para planejar algo diferente na próxima temporada.
No Campeonato Mineiro, a Raposa fez bonito e liderou a competição na primeira fase, conseguindo bons resultados e mostrando um bom futebol, o colocando nas fases finais da competição. Na semifinal, jogou como de costume e conquistou a vaga para as finais do torneio estadual, com a vantagem do empate. Mas, por algum motivo desconhecido, o treinador celeste mudou toda a estrutura e planejamento do elenco e da formação de jogo durante os dois jogos da decisão, perdendo o título para si próprio, o que culminou na sua demissão.
A raposa se viu então com duas possibilidades para a temporada: A busca de uma boa classificação no Campeonato Brasileiro, ou a busca do título inédito da Copa Sudamericana, popularmente conhecida no Brasil como Copa Sul-Americana, um torneio continental considerado por muitos secundário após a Copa Libertadores mas que vem conquistando seu prestígio ao longo dos anos e trazendo para si uma importância de conquista muito grande, nos moldes continentais. Se colocar no papel, na atual temporada, o "torneio secundário" está conquistando atualmente. mais relevância de publicidade e marketing internacional que a Libertadores e a CONMEBOL ainda não tem feito nada para mudar essa visão externa do maior torneio do país. Enquanto isso não acontece, a realidade está sendo essa. Parece bobeira, mas não é. Por que? Vamos explicar:
O vencedor da Copa Libertadores, disputa os seguintes torneios: Vaga na Libertadores do ano seguinte, Recopa e Mundial.
No caso, o Mundial agora só acontece de 4 em 4 anos, tirando o prestígio de assistir todos os anos os atuais vencedores continentais buscando o título de campeão do mundo da temporada. Um torneio que já foi premissa para disputa de grandes torneios como a Supercopa, a Copa Master da Supercopa, a Copa Ouro, etc.
O vencedor da Copa Sudamericana, disputa os seguintes torneios: Vaga na Libertadores (podendo disputar a Copa Sudamericana novamente, em caso de eliminação), Recopa, Desafio de Clubes da UEFA–CONMEBOL, Copa Interamericana (está por vir), Copa Suruga Bank (em pausa) e também vários amistosos que convidam os campeões, na temporada seguinte.
Colocando as duas propostas no papel, o clube que conquista a Sudamericana tem ainda a disputa de mais 4 títulos oficiais de forma direta, para buscar na temporada. O objetivo não é comparar os torneios, até por que somos bicampeões da Libertadores e qualquer torcedor trocaria qualquer título já conquistado para buscar mais troféus da competição. Estamos falando sobre a atual temporada em disputa da Raposa, e colocando no papel a atual relevância do torneio, se mostra importante e com um peso muito grande para ser recuperado. O La Bestia Negra do continente precisa voltar e estamos vendo uma grande possibilidade diante do clube.
No campeonato Brasileiro 2024, a busca pela permanência na parte do meio da tabela é a visão da torcida, se formos pensar nos ocorridos até aqui durante a temporada. A falta de peças chave na titularidade, a insistência em jogadores que nunca renderam em nenhum lugar da sua carreira ou até mesmo no Cruzeiro e a troca constante de treinadores que não renderam o esperado, são problemas reais que precisamos colocar no papel para qualquer avaliação a ser feita, em um torneio que dura toda a temporada e só disputa quem conquista os 3 pontos, dentro ou fora de casa. É bastante diferente de um torneio mata-mata que dependendo do placar, empate ou derrota ainda classificam o time em disputa. Caso seja possível conquistar a vaga para a Copa Libertadores na atual temporada, seria o ápice do trabalho da SAF nos últimos anos. Mas com olhos otimistas, estamos longe do necessário.
Com duas rodadas já iniciadas do Brasileirão 2024, o Cruzeiro conquistou uma vitória e um empate, o colocando na parte de cima da competição. Você confia na vitória do Cruzeiro na próxima rodada e na permanência da equipe na zona de classificação da Libertadores? Você pode jogar aviator para afirmar o seu palpite e confiança na Raposa. Muitas surpresas podem acontecer na atual temporada e a torcida está sempre presente e em peso para apoiar o clube.
O mais importante, é o Cruzeiro definir qual competição irá disputar e se entregar em totalidade para buscar o título na atual temporada. Pelo momento, pelo grupo e pela possibilidade do elenco, a equipe deve mostrar que La Bestia Negra está de volta para todo o continente e depois voltar a mudar a chave para disputar títulos nacionais. A única competição que sobrou é o Brasileirão, e pela quantidade de clubes com grande investimento, não será possível efetuar uma manutenção de tabela para a busca do torneio na atual temporada, com a eliminação precoce da Copa do Brasil essa frase se reafirma. Então por que não buscar um título inédito, que tem em seu troféu as cinco estrelas que carregamos no nosso peito? Além disso, o valor da premiação para o campeão se aproxima dos R$50 milhões para 2024.
Título inédito, vaga em várias competições ou a busca da parte de cima da tabela no campeonato nacional? Uma dúvida que vai perdurar e somente vamos saber o desfecho no final da temporada.
Nenhum comentário:
Escreva seu comentário...
Comentários ofensivos e depreciativos serão excluídos do site. Respeite as regras.